date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} É o primeiro dia de aula... sempre! - Robert Lawrence Stine

27/03/2016

{Resenha} É o primeiro dia de aula... sempre! - Robert Lawrence Stine

27/03/2016

Na manhã do primeiro dia de aula, Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo de lavá-lo. No caminho da escola, um caminhão passa por uma poça d’água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula - é o pior primeiro dia de aula da história.
Na manhã do dia seguinte, Artie cai da cama e bate a cabeça. Bem forte. Depois disso, ele fica se sentindo um pouco tonto e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula… SEMPRE?
Editora: Seguinte|Gênero: Juvenil|Páginas:168|Ano:2012


Quem segue o blog no Instagram viu que o meu comentário sobre o livro assim que terminei de lê-lo foi:

Há tempos que um livro não me surpreendia como esse aqui. Talvez seja porque iniciei a leitura de forma totalmente despretensiosa, mas ele é realmente muito bom! No começo eu tava pensando "3 estrelas. Precisa acontecer algo muito ótimo pra ganhar 4, no máximo"
Aí, perto do fim, ele mereceu 4 estrelas. E mais: o fim totalmente surpreendente me fez dar 5 estrelas 💓

E eu não exagerei em nenhuma dessas palavras. Como tenho diversos livros não lidos na minha estante e meu tempo é curto, resolvi investir nas leituras curtinhas, leves e mais juvenis. Achei a premissa bem interessante e comecei a ler sem saber bem o que esperar, sem nenhuma ideia do desfecho daquilo tudo.

 
O fato de ter o Artie na capa foi um ponto mega positivo, pois eu não gosto de tentar montar um personagem com base nas características atribuídas a ele. Aliás, aqui nem temos muita caracterização do protagonista, então esse desenho na capa foi excelente. Ao fundo, podemos perceber outros personagens que aparecem no decorrer da história: Shelly, Brick, Sr. Jenks...
Sempre que passo a escova, meu cabelo volta para o mesmo lugar. Tipo: bóóóóinnng! Todas as manhãs travo uma batalha com ele, e sempre perco.

Devo dizer que o autor usou e abusou da imaginação! É tanta desgraça que acontece com o pobre Artie, tanta coisa que a gente nem mesmo é capaz de imaginar. Algumas delas são absurdas, confesso. Mas o final deixa claro o motivo de todas aquelas catástrofes. Nosso protagonista chega ao ponto de desejar ser expulso da escola:
Quem sabe - se eu pedisse com jeito - ele não me expulsaria?


O mais intrigante de tudo é que os dias não se repetem de uma forma igual. Não. A cada dia a situação vai ficando pior. O diretor, que costumava ser amável, torna-se arrogante e assustador. O que aconteceu "ontem" pode até acontecer novamente, mas o resultado é bem pior. A única pessoa que parece não mudar ao decorrer dos primeiros dias é Shelly, o que me levou a perguntar se ela tinha algo por trás disso.
Meu primeiro dia de aula tinha sido o pior dia da minha vida. E vivê-lo pela segunda vez estava sendo ainda mais terrível.
"Você não vai querer bater de frente com a lei, Artie", Jenks repetiu. "Porque eu poderia transformar sua vida em um verdadeiro inferno".

Eu tinha um palpite para tudo aquilo estar acontecendo. Num trecho, o autor nos leva a acreditar que realmente era aquilo. MAS NÃO ERA. A história se repete e a angústia pra saber o fim foi me consumindo. Adiante, o autor nos leva a crer em uma segunda explicação. Eu fiquei "nossa, realmente tava na cara desde o começo, que falta de atenção!" e novamente NÃO ERA. Eu quis bater no autor, juro. Quando finalmente cheguei à última página eu fiquei boba. Sorri, olhei pro livro e pensei comigo mesma: "olha, você me surpreendeu. Está de parabéns, jamais pensaria nisso". E assim fiquei rindo por um bom tempo.
Não podia deixar acontecer de novo. Mas, enquanto eu me arrastava escada acima, uma pergunta se repetia na minha cabeça: Existe algum jeito de evitar isso?


Claro que a curiosidade em saber o fim da história me deu um belo ânimo para não parar a leitura, mas os capítulos são curtos, notei poucos erros de revisão, as páginas amareladas, o autor tem uma narrativa super gostosinha e a fonte está em um tamanho bem agradável, o que fez com que eu concluísse a leitura em apenas um dia. 

Gostaria MUITO de ter com quem conversar sobre esse livro, então se alguém já leu, se manifeste :) quem não leu, ficou curioso? Garanto que a leitura vale a pena!

Avaliação:

26 comentários:

  1. Parece bem divertido haha! Vai pra minha listinha!
    Tenho muito receio de primeiros dias de aula, fico nervosa só de pensar.

    Seguindo. Fiz o primeiro post no blog, se puder dar uma olhada...
    Abraços.
    http://vicsuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muuuuito legal. Não dava nada pra ele e me surpreendi muito!
      Primeiro dia de aula é uó né?
      Vou visitar seu blog! Volte sempre :)
      bjs

      Excluir
  2. Oi Kemmy

    Eu infelizmente ainda não li, mas sua empolgação passou pra mim, eu gostei do enredo, gostei do fato de ter sempre uma coisa diferente, enfim, eu vou ler e daí depois eu te falo o que achei rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi
      Nossa, eu não sou muito chegada a livros juvenis, acho sempre muito clichês e bobinhos, mas para esse eu tiro o chapéu!

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Kemmy, tudo bem?
    Adorei a dica e fiquei curiosa pelo final!
    Gosto de livros leves e divertidos.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu duvido que alguém tenha pensado que o final seria daquele jeito haha muito criativo!

      Bjs

      Excluir
  4. Muito obrigado, queridas :D De facto, algumas das peças serão muito úteis no outono daí pois sempre faz calor!!!

    Adorei a resenha. A par do livro fazer o meu estilo literário favorito, parece de muito fácil leitora. A sua composição gráfica também está bem pensada. Fiquei com vontade de o devorar :D

    Já estou a seguir o blog. Super adorei :D

    NEW PERSONAL POST | A Day Off Afternoon Routine
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miguel! Fico feliz que tenha gostado do blog e da resenha. Volte sempre, sim?
      E acredito que você adoraria o livro, se é seu gênero favorito. Nem é o meu, e já adorei haha

      Excluir
  5. Nao conhecia esse livro , mas o combo da arte + titulo+ sua animação . Me fizeram ficar BEM curiosa kkkkkk.
    Beijos
    Blog - estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nao tenho queda nenhuma para estes livros. Provavelmente se o encontrasse na prateleira de uma livraria deixava-o lá ficar.. Mas a sua resenha deixou-me muito curiosa para ler!!

    Beijinhos! http://wherebelong.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, quando eu olhei pra ele também fiquei me perguntando "aonde eu tava com a cabeça quando comprei esse livro?" (na verdade comprei porque tava barato), mas no fim acabou sendo uma boa aquisição :)
      Beijos

      Excluir
  7. Ainda não li esse livro, mas parece ser bem legal. Não imaginava que ele pudesse surpreender tanto assim. Gosto desse tipo de narração que desafia o leitor. A capa é muito legal mesmo. ^^ Também estou na mesma situação que você: Muitos livros não lidos e tempo curtíssimo. Socorro!
    Passa lá no blog. Tem novidade te esperando.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, isso aparentemente é bom para quem tem poucos livros, mas eu sinto até certo desespero, sabe? Porque sei que vou demorar anos pra terminar tudo, e eu sempre tô comprando livros novos então eu vou acabar morrendo e meus livros vão ficar hahaha por isso não tenho dó de abandonar livros que não estão me agradando

      Beijos

      Excluir
  8. Amo infanto juvenil, gostei muito, as vezes e bom fugir um pouquinho do q a gente costuma ler rsrssrr

    http://bookmoda123.blogspot.com.br/2016/03/resenha-selecao-kiera-cass.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bom mesmo! Eu super saí da minha zona de conforto e gostei bastante

      Excluir
  9. Ah! fiquei curiosa sim, eu gosto desse tipo de leitura, acho tranquila, é gostoso! vou ver se acho o livro para a gnt conversar sobre... eu quendo gosto do livro tb gosto de ter com quem conversar! rsrsrsrs
    bjinhos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Eu nunca tenho com quem conversar, porque meus amigos não leem ¬¬ acho que foi o principal motivo de eu criar o blog hehe
      volta aqui pra conversarmos sobre ele sim
      bjs

      Excluir
  10. Oi Kemmy, tudo bem?
    Que resenha *-*
    Tão gostoso ler um livro sem ter lido nada sobre ele antes, e se impressionar da forma como você descreveu.
    Fiquei muito curiosa para saber o que acontece e porque se repete e piora a cada dia.
    Há, e adorei as fotos que escolheu :D
    Beijos;
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line!
      Ah, eu sempre me surpreendo quando não sei nada do livro. Gosto bastante disso!
      Que bom que gostou das fotos, escolhi elas com carinho :)
      bjs

      Excluir
  11. Vou te falar que pela capa eu não o leria.. Me pareceu, antes de ler sua resenha, que era um livro bobo. Mas me enganei. Ao decorrer da leitura fui gostando dele, que loucura todos os dias serem iguais ne. Bate logo a curiosidade de como ele vai sair disso.
    Eu daria sim uma chance a ele.
    Beijos, bom dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Pois é, ele parece bem bobinho mesmo haha na verdade comprei ele "na louca", porque estava barato, mas achei que nunca leria (sou dessas) e no fim adorei.
      Beijos e tenha uma boa noite :)

      Excluir
  12. Oie,
    Uau um livro que vai aumentando de estrelas conforme vamos lendo, deixa qualquer um curioso. Gosto de livros juvenis que nos pegam de jeito e o bom é que sempre que encontramos um jovem queremos indicar a leitura.Eu ainda não li, mas fiquei curiosa, espero poder matar a curiosidade uma hora dessa. Vida escolar não é fácil, ainda mais quando a cada dia se torna pior.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis!
      Adoro livros que vão me surpreendendo ao decorrer da história. A maioria começa mal, melhora um pouco no meio e fica nisso (quando não piora de vez).
      E como sou quase professora de Ensino Fundamental e Médio, esse tipo de livro é uma ótima indicação!

      Beijos

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!