date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Morar sozinho não é um conto de fadas (mas é como se fosse)

07/03/2016

Morar sozinho não é um conto de fadas (mas é como se fosse)

07/03/2016
Morar sozinho é (ou era) o sonho de todo jovem. Sair sem ter hora pra voltar, sem dar satisfação a ninguém, ser dono do próprio nariz, ter festa todos os dias. Que maravilha se fosse só isso, mas há sempre um porém... As coisas não são como gostaríamos, pois com essa liberdade toda, também vem a responsabilidade. 

A casa é sua, e as contas também. Após um mês todo trabalhando e ganhando seu suado dinheirinho , você pensa “ vou em 4 baladas, 3 shows, sair para beber/comer com meus amigos”. Mas as contas de água, luz, telefone, aluguel, cartão de crédito, etc, te deixam com uma realidade totalmente diferente, afinal eram seus pais quem pagavam essas contas. Depois que pagar todas elas (se sobrar algo) aí sim vai em UM desses lugares e - vamos combinar - raramente sobra.

chapolin-sincero

Tirando a parte das contas, ainda tem que pensar que você é o responsável pela casa limpa, roupa lavada e comida feita. Sobre a comida, como é bom passear na casa da mãe para comer bem, pois miojo todos os dias enjoa  
Mas depois de um tempo morando sozinha consegui fazer uma rotina para a casa estar sempre limpa e minhas roupas, sempre lavadas. 

Mas vamos lá, também tem muitas coisas boas. A melhor delas é andar pelada pela casa. Sim, eu sou dessas. Já chego arrancando o sutiã e qualquer coisa que possa estar me apertando assim que entro pela porta. Lavo louça só de calcinha e camiseta, saio correndo do banheiro pra pegar a toalha esquecida no varal, tomo banho e me troco de porta aberta… Ah, a liberdade! Isso é divino!

liberdade-em-casa

Mas sabe o que mais é divino ainda? O silêncio. Ele é simplesmente necessário e muito presente na vida de quem mora sozinho. Eu adoro o silêncio, pois tem dias em que você simplesmente quer dormir até tarde e está tudo bem, ninguém implica com isso. Sem aspirador de pó, barulho de prato batendo, mãe falando ALTO no celular perto da porta do seu quarto… 

lindo-dia

Uma alimentação à base de miojo, vina (sim, vina, ou salsicha pra quem não é do Paraná) e chocolate? Só não é muito saudável, mas pode sim. Tacar pimenta-do-reino e farofa em tudo que vê pela frente? Permitido. Colocar comida na geladeira e encontrar ela ali depois de alguns dias? Maravilhoso. Não ter a preocupação que alguém vá comer aquele brigadeiro que fez e deixou na geladeira, nem tomar seu sorvete preferido que esta no congelador.

sorvete-ou-feijão

Duas grandes companhias que temos quando moramos sozinhos são as séries e filmes. Eu particularmente AMO o Netflix. Quando tem um feriado prolongado ou um tempo ocioso já deixo tudo preparado para um bela maratona, aproveitando pra deixar todas as minhas séries em dia 

amo-netflix
Acho que morar sozinha é, sem dúvida, uma ferramenta de autoconhecimento. Se fico mal-humorada em casa, por exemplo, não tem ninguém (fora a melhor amiga e o namorado que me aguentam no WhatsApp) pra correr o risco de eu descontar. E mais: passo a refletir sobre o motivo da minha irritação, e assim que acabo me entendendo melhor - entre emoções e pensamentos! Às vezes, não ter com quem dividir pode ser interessante, porque você mesma é obrigada a ir a fundo para entender o que está se passando. Tem dias em que fico tão quietinha que consigo me enxergar melhor por dentro!

Follow my blog with Bloglovin

4 comentários:

  1. tudo tem seus prós e contras, né?
    acho que morar sozinho dá uma liberdade muito grande e uma responsabilidade enorme, tem horas que você morre de vontade de voltar pra casa dos pais, tem horas que você que mora com os pais quer sair logo... enfim, tudo tem seu lado bom e ruim no final das contas hahaah

    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  2. Oi
    legal o poste, eu já "morei sozinha", na verdade era eu e minha irmã e as contas quem pagavam era meus Pais, foi na época que fazia faculdade, adora o silencio. Quando não queria almoçar era só comprar um salgado, não tinha gente reclamando da hora que ia dormir e acordar. Só que mesmo morando só em duas eu não gostava de fazer comida para sobrar para o dia seguinte, não sou fã de comida requentada. Não vejo a hora de conseguir um emprego e ter o meu próprio cantinho de novo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica! Eu adorei o seu post, com todos os aspectos positivos e negativos. Antigamente eu tinha vontade de morar sozinha, mas depois perdi essa vontade. Hoje me contento com os meus momentos a sós rsrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu moro com meu pai , meu primo e irmão . Passo a maior parte do tempo sozinha e sei bem como o silencio nos ajuda a nos autoconhecer , nos encontrar , nos faz refletir ,entre outros. Não pago as contas de casa mas tenho que trabalhar para conseguir as coisas que quero e sempre deixo balada para o ultimo plano kkkkkkk' Como eu queria poder chegar em casa arrancando o sutiã e tudo que me aperta . Apesar de passar boa parte do tempo sozinha não da para fazer isso aqui #choremos .
    Gostei MUITO da dinâmica e do tema do post ♥
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!